sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografa - Controle do ISO

1/8 - f/2.8 - ISO 3200 - Topo do Empire State

Este é o terceiro conceito básico de fotografia que iremos ver, que pode ser configurado em conjunto com a velocidade do obturador e a abertura do diafragma.
ISO é a sensibilidade do filme (na era das câmeras de filme) ou sensibilidade do sensor à luz falando na era das câmeras digitais. 

Como o ISO funciona? 

Quanto menor é o número do ISO, menor é a sensibilidade do sensor, quanto maior é o número do ISO, maior e a sensibilidade do sensor. 

Como o ISO é medido? 

Os números de padrão do ISO são:

100 – 200 – 400 – 800 – 1600 – 3200 – 6400
Obs: em algumas câmeras essa sequência pode ter números menores que estes e intermediários.

Porque optar por um ISO baixo? 

Na hora de fotografar o ISO mais baixo a princípio seria sempre a melhor opção, pois quanto mais baixo o ISO mais nítida é a foto, com menos ruído digital, mas nem sempre podemos trabalhar com ele no menor número.

Quando tiramos fotos noturnas e fotos de ambientes internos quase que obrigatoriamente temos que usar ISO´s  mais altos, mas isso não é mais tão penoso pois as tecnologias das máquinas atuais são ótimas e é possível atingir resultados satisfatórios. 

Agora já falamos dos três conceitos básicos da fotografia, Velocidade do Obturador, Aberturado Diafragma e  Controle do ISO conseguiremos através de treino e observações nos aprimorar na arte de Fotografar. 

Como é possível ver na foto acima, apesar de já estar com uma velocidade baixíssima e a abertura no máximo no momento, para conseguir um resultado satisfatório meu ISO estava em 3200. 

No próximo post vou abordar os três conceitos juntos e explicar como sempre os mesmos se completam.

Até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário