segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografia - Fotografando Melhor

Vamos continuar nossas dicas sobre Fotografia!!!
Abaixo segue um exemplo de fotos com a utilização dos controles manuais:

Foto Orquidário Paque Villa Lobos 1/100 - f2.8 -  ISO 100
Foto Orquidário Parque Villa Lobos 1/100 - f7.1 - ISO100
Para começar meu novo post, gostaria de usar a sequência acima de fotos, para mostrar que o contraste das torres somente apareceu quando escolhi escurecer a foto. Não era a sugestão exata do fotômetro, mas EU preferi assim. Esse é um simples exemplo do é possível fazer quando o controle da foto é totalmente seu. 

Vamos ao Assunto! Já falamos sobre a velocidade do obturador, abertura do diafragma e também sobre o controle do ISO. Agora é a hora de combinar estes 03 elementos. 

Quando você seleciona o modo Manual da Sua câmera, seja uma reflex ou uma câmera avançada, você tem como controlar os 03 elementos acima descritos e é ai que acontece a mágica.

Como sabemos qual a configuração certa?

Certamente na sua câmera existe um fotômetro que vai te indicar se sua foto estará clara ou escura. O objetivo é fazer com o que o fotômetro marque no centro, que seria o caso da melhor exposição para sua fotografia.

Quando nossa câmera está no modo automático o que ela faz na verdade é procurar essa configuração automaticamente para a fotografia.

Logo você me pergunta para que configurar no manual então?

Respondo prontamente que a foto no modo automático poderá quase sempre ser boa ou regular, mas muitas vezes ele não consegue entender que você quer uma foto com mais contraste, ou mais luz para ter um efeito final esperado.

Fica cada vez mais interessante clicar quando conseguimos um resultado com a nossa configuração. Confesso que nas primeiras aventuras no modo manual os erros são muitos mas depois que nos acostumamos é quase impossível voltar para o automático.

Dicas básicas para configurar sua câmera manualmente.

A Primeira configuração que faço é o ISO:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso 100 /200
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso 200 / 400
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso 800 / 1600 / 3200

A Segunda configuração que faço é a Abertura do Diafragma:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso f5 ou mais alto
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso abaixo de f5 (o possível conforme a lente)
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso o mínimo possível conforme a lente

A terceira configuração que faço é a velocidade do obturador:

Foto de Dia / Ambiente Externo – uso 1/1000 ou até mais
Foto ao Entardecer / Ambiente Externo – uso de 1/20 até 1/200
Foto de Noite / Foto de Festa sem flash – uso ½ ou 1/5

Claro que estas são apenas ideias iniciais de configuração e muita interferências podem existir no momento do clique, as indicações acima são apenas um ponto de partida para o universo  da fotografia manual. Você deve mesmo usar o fotômetro para se direcionar.

Nas suas primeiras aventuras configurando sua câmera manualmente recomento que não apague nenhuma das fotos tiradas, pois quando passar as fotos para o computador você poderá comparar os resultados e as configurações que usou e realmente aprender com erros e acertos.

Agora o melhor jeito mesmo de melhorar é fotografar!!!!

2 comentários:

  1. Renato seu blog é muito bom. Aprendo sempre.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo, Você usa de dia a velocidade do obt. com 1/1000 ou mais, ok! Mas minha câmera quando eu coloco de dia vel. do obt. a partir de 1/400 a foto sai ESCURA! pq isso? Eu até pensei q fosse defeito da camera (sou amador), mas descobrindo um pouco mais do assunto vi que é erro na configuração... então percebi que as melhores fotos só ficam boas com 1/60 pra baixo durante o dia'

    ResponderExcluir