segunda-feira, 11 de março de 2013

Raw X Jpeg - Qual melhor formato para você?

Foto Central Park - Arquivo em Jpeg
 
Esta é mais uma daquelas questões que sempre acabam uma hora ou outra entrando em pauta quando se fala de fotografia. 

A opção pelo arquivo da fotografia pode ser selecionada diretamente na sua câmera, claro que nem todas as câmeras tem essa opção que deve se limitar às Dslr, mirrorless e algumas compactas mais avançadas. 

Resumidamente podemos dizer que os arquivos Jpeg são um formato já comprimido da fotografia e já o raw é um formato mais cru, ou dizendo sem compressão.  
 
Arquivos Jpeg
 
Prós – são arquivos menores, exigem pouco tratamento, pois são praticamente prontos e também são compatíveis com qualquer câmera e programas de visualização de fotos. 

Contras – por serem compactados a câmera acaba perdendo informações no processo, na hora de mexer nas fotos após a fotografia são limitadas e também exigem que algumas configurações sejam feitas antes sem exceção. 
 
Arquivos Raw
 
Prós – o arquivo é o que você fotografou genuinamente, muitos podem ser os tratamentos na hora da edição. 
 
Contras – você vai precisar fazer o tratamento após a fotografia, os arquivos são praticamente o dobro de tamanho do jpeg, após o tratamento em programa específico é necessária fazer a conversão do arquivo para jpeg. 
 
Minhas Considerações 
 
Se você tem alguma experiência de edição e tempo para fazer isso após tirar as suas fotos eu definitivamente recomendo o uso dos arquivos Raw, pois a diferença após as modificações da edição podem ser realmente gritantes. 
 
Mas se você como eu não tem tanto tempo assim e não tem tanta experiência em editar suas fotos recomendo que vá se aventurando aos poucos e tirando apenas algumas fotos em Raw para ir aprendendo. 
 
Outro fator importante é que como os arquivos em raw são grandes, se o seu computador não estiver muito atualizado você vai se irritar um pouco, pois eles costumam ficar lentos na hora de fazer a conversão das fotos. 
 
Eu particularmente estou tirando algumas fotos em Raw enquanto me aventuro por ai, mas ainda não consigo usar em full time, pois não tenho os requisitos mencionados acima, mas sei que esse mometo vai chegar!!!
 
 
Até o próximo post!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário